Eliminatórias da Copa

Brasil x Argentina: Quem é que manda nas Eliminatórias?

Confira o retrospecto entre as seleções nas qualificatórias sul-americanas e outros números

3 de setembro de 2021 às 21:20 por | -- comentário(s).


No século XXI, são sete confrontos entre Brasil x Argentina pelas Eliminatórias (Lucas Figueiredo/CBF)

Se tem um clássico que mexe com os sentimentos dos apaixonados por futebol, intensificando tudo aquilo que o envolve, este é o Brasil x Argentina. Os dois países mais vitoriosos do futebol sul-americano já se enfrentaram dezenas de vezes em jogos memoráveis e têm, neste domingo (14), mais um encontro que vai ficar para a história.  

A derrota para a Argentina na final da Copa América, há menos de dois meses, ainda não foi digerida pela maioria dos brasileiros. Esquecer da dolorosa imagem de Messi e companhia erguendo um troféu, em pleno Maracanã, depois de mais de 28 anos de um longo jejum argentino de títulos, não é tarefa fácil. 

Essa foi a segunda derrota consecutiva do Brasil para a Argentina em dois anos. A outra foi em 2019, em amistoso que também terminou com vitória dos hermanos por 1 a 0. 

Porém, o encontro deste domingo entre as equipes será válido pelas Eliminatórias da Copa de 2022, onde o Brasil é líder absoluto com 21 pontos e campanha irreparável com 100% de aproveitamento. Na sombra da Amarelinha quem aparece, na segunda posição, é justamente o seu algoz da Copa América, a Argentina, que conquistou 15 dos 21 pontos disputados. 

Mas quando se trata da competição qualificatória para a copa do mundo, você sabe quem é que manda melhor? 

Retrospecto Brasil x Argentina nas Eliminatórias do século XXI

De 2001 para cá, Brasil e Argentina têm sete duelos válidos pelas Eliminatórias Sul-Americanas. O retrospecto é favorável à Amarelinha, que venceu três desses confrontos, enquanto dois terminaram com vitória da Argentina e outros dois empatados. 

No mais recente deles, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2016, o Brasil venceu com tranquilidade a Argentina por 3 a 0. 

Retrospecto geral Brasil x Argentina 

É preciso remontar ao ano de 1914 para contar um pouco da história do clássico. No primeiro encontro entre as equipes e que marcou também a estreia da seleção brasileira em jogos oficiais, os argentinos venceram em Buenos Aires por 3 a 0. 

De lá para cá, as duas equipes sul-americanas já se encontraram 107 vezes, contabilizando todas as competições oficiais e amistosos, com 43 vitórias para a camisa verde e amarela, 25 empates e 39 vitórias para os argentinos.