Futebol

Cinco fatos sobre a decisão entre Bayern e Borussia pela Supercopa da Alemanha

Confronto opõe os dois maiores campeões do torneio

16 de agosto de 2021 às 21:10 por | -- comentário(s).


Borussia e Bayern buscam o primeiro título da temporada (Divulgação)

Chegou a hora de conhecer o supercampeão alemão. O primeiro título da temporada 2021/22 está em jogo com Bayern e Borussia se enfrentando pela Supercopa da Alemanha, que reúne, respectivamente, os vencedores da Copa da Alemanha e do Campeonato Alemão da temporada anterior. 

Além de ser a final mais repetida da história, o clássico entre as duas maiores potências do futebol alemão da atualidade possui outras particularidades: 

1 - Os dois maiores na Supercopa da Alemanha 

Em 21 edições da Supercopa, ninguém levantou mais taças do que Bayern de Munique e Borussia Dortmund. Isolado na liderança, o Bayern tem oito títulos (1987, 90, 2010, 12, 16, 17, 18 e 2020), já o Dortmund tem seis conquistas (1989, 95, 96, 2013, 14 e 19).  O terceiro da lista é o Werder Bremen, com três títulos, seguido por 1. FC Kaiserslautern, com dois, e FC Schalke com um. 

Recordistas de participações, os bávaros chegam à sua 15ª disputa de título, enquanto o  BVB  chega para a sua 12ª final de Supercopa. 

2 - Bayern quer novo recorde 

Nos últimos cinco, deu Bayern! O time de Munique tem sobrado no "der Klassiker" nos últimos anos, onde construiu uma sequência histórica de vitórias consecutivas sobre o BVB - a melhor série alcançada pela equipe desde a década de 60. 

O triunfo na Supercopa levaria o Bayern a estabelecer um novo recorde de vitórias contra o rival. Vale recordar, no entanto, que a última vitória do Borussia sobre os Bávaros foi justamente pela Supercopa de 2019, realizada no Signal Iduna Park - que será o mesmo palco da próxima decisão. 

3 - Não há favoritos no "der Klassiker" da Supercopa 

Ainda que o retrospecto histórico aponte boa vantagem do Bayern sobre o Borussia, com 61 vitórias dos Bávaros, 33 do BVB e ainda 34 empates, em 128 partidas disputadas, quando se trata do "der Klassiker" em decisões da Supercopa, não há favoritismo: em oito finais disputadas entre as equipes, cada uma sagrou-se campeã quatro vezes. 

As informações do retrospecto são do site oGol. 

4 - Os recordistas de participação 

Dois dos principais nomes do Bayern, Thomas Muller e Robert Lewandowski são recordistas de decisões de Supercopa, com dez finais para cada. Muller representou a camisa vermelha em todas as finais, enquanto Lewa tem sete finais com o Bayern e outras três com o Borussia. O polonês é também o maior artilheiro da competição, com cinco gols. 

5 - Lewandowski x Haaland 

A final da Supercopa da Alemanha 2021 colocará frente a frente dois dos maiores atacantes do futebol mundial na atualidade: Lewandowski e Haaland. 

Do lado dos Bávaros, Lewandowski, aos 32 anos, continua sendo a principal referência da equipe no ataque, alcançando números admiráveis e batendo novos recordes a cada temporada. Na temporada 2020/21, o atacante marcou 48 gols em 40 partidas. 

Já o clube aurinegro deposita muitas de suas fichas no jovem Haaland, de apenas 21 anos, que vive uma explosão meteórica no futebol europeu e acabou se tornando um dos jogadores mais pretendidos no futebol mundial. Os números do jovem atacante noruguês são impressionantes: 118 gols em 166 jogos como profissional.