Futebol

Retrospecto do Brasil contra o Chile é ASSUSTADOR! Confira

Equipes se enfrentam na quinta-feira (2/09) pelas Eliminatórias da Copa de 2022

31 de agosto de 2021 às 13:58 por | -- comentário(s).


Último Brasil x Chile aconteceu na Copa América 2021 (Lucas Figueiredo/CBF)

“Tá em crise, chama o Chile”. Essa frase ficou muito popular no país e ganhou força nos últimos anos, muito por conta de Galvão Bueno, que disse isso após uma vitória do Brasil sobre os chilenos. No entanto, a verdade é que olhando para o retrospecto do confronto entre os dois dá para ver que em qualquer momento enfrentar a seleção “roja” é bom!

Nesta quinta-feira (02/09), às 22h (de Brasília), fora de casa, Chile e Brasil se enfrentam em Santiago, pela Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, e a Seleção Brasileira tem tudo para melhorar ainda mais o seu (assustador) retrospecto contra os chilenos.

73 jogos até aqui

Esse é o número de jogos que Brasil e Chile já fizeram na história desde 1916. E desde então a Seleção Brasileira vem empilhando vitórias sobre os chilenos, tanto que o aproveitamento é de incríveis 70% (51 triunfos). Em todos esses anos, são apenas oito vitórias do Chile (11%) e 14 empates (19%).

A grande maioria dos jogos são amistosos entre os países (33), mas 22 encontros foram válidos pela Copa América. Nas Eliminatórias, são 12 encontros na história, com oito vitórias brasileiras (67%), dois empates e duas vitórias do Chile (17%).

Retrospecto do confronto no Chile

Os números dos chilenos em casa até melhoraram, mas o Brasil ainda é bem superior mesmo como visitante, caso do jogo desta quinta-feira. São 23 partidas no Chile, com 12 triunfos brasileiros (52%), seis empates (26%) e apenas cinco vitórias dos donos da casa (22%).

Quando o assunto são as Eliminatórias da Copa do Mundo, aí o retrospecto das partidas realizadas no Chile é idêntico: seis partidas, com duas vitórias brasileiras, dois empates e dois triunfos chilenos.

Como foi a última partida no Chile?

Faz bastante tempo que o Brasil não viaja até o Chile para visitar os donos da casa. O último confronto por lá aconteceu em 8 de outubro de 2015, na 1ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. 

Foi o início de bons anos chilenos, com uma geração talentosa que fez bastante sucesso. Naquela noite, o Chile de Jorge Sampaoli contou com gols de Eduardo Vargas e Alexis Sánchez para vencer o Brasil de Dunga por 2 a 0.

Depois deste dia, Brasil e Chile se encontraram mais duas vezes, ambas no Brasil. Em 2017, no returno das Eliminatórias, vitória tranquila por 3 a 0, já sob o comando de Tite, com gols de Paulinho e Gabriel Jesus (2x).

Neste ano, nas quartas de final da Copa América, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o Brasil venceu por 1 a 0, gol de Lucas Paquetá, na partida que ficou marcada pela expulsão de Gabriel Jesus após um lance bem feio.