Futebol

Santos x Corinthians: quem é que manda no Clássico Alvinegro?

Confira números gerais e específicos sobre o clássico paulista

4 de agosto de 2021 às 21:08 por | -- comentário(s).


Em abril, pelo Campeonato Paulista, o Timão venceu o Santos, na Vila, por 2 a 0 (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Como é grandiosa a história do mais antigo clássico do futebol paulista, marcada por grandes exibições e personagens dos mais célebres, como Pelé, Marcelinho Carioca, Robinho, Tevez, Ronaldo Fenômeno, Neymar e muitos outros. Um longo enredo que começou a se desenrolar num amistoso em 1913 e que até hoje provoca frio na barriga dos torcedores de ambos os lados. 

Os dias que antecedem um encontro entre os alvinegros paulistas são sempre assim. Seja qual for a situação dos times, um clássico é sempre um clássico e a história é prova de que favoritismo, nestes jogos, não entra em campo. 

Santos e Corinthians se enfrentam pelo Brasileirão 2021 no próximo domingo (8), às 16h, na Vila Belmiro. Como um aquecimento para a grande partida que está por vira, confira os principais números sobre o clássico! 

Números gerais de Santos x Corinthians 

De acordo com números levantados pelo Acervo Santos FC, as equipes já se enfrentaram 337 vezes, com 133 vitórias do Timão contra 108 vitórias do Peixe, além de 96 empates. 

Já no site oficial do Corinthians são contabilizados 340 encontros entre as equipes, com 133 vitórias para o alvinegro da capital contra 109 vitórias do time praiano, além de 98 empates. 

No quesito bola nas redes, o clássico não foi nada econômico e já ultrapassou, há algum tempo, a marca dos 1000 gols, com 587 gols do Corinthians contra 506 do Santos, de acordo com o Acervo Santos, e 590 contra 511, segundo o site oficial corintiano. 

Retrospecto de Santos x Corinthians no Brasileirão 

Restringindo o raio-x  somente para os Clássicos Alvinegros disputados pelo Campeonato Brasileiro, o retrospecto é bem mais equilibrado. São 24 vitórias do Santos, 23 do Corinthians e 21 empates, de acordo com o Goal. O Peixe tem uma pequena vantagem no número de gols marcados: 84 contra 83.

São mais de cinco décadas de história dentro da competição - o primeiro encontro entre as equipes ocorreu em 1971, no Pacaembu, e terminou com um empate em 1 a 1 . 

Quem tem vantagem na Vila Belmiro? 

Jogando na Vila Belmiro, que será palco de mais um grande confronto neste fim de semana, o Santos leva vantagem sobre o Corinthians: 52 triunfos, 23 empates e 36 derrotas, com 214 gols marcados e 190 sofridos, ainda de acordo com informações do Goal. 

No último encontro entre as equipes, pelo Paulistão 2021, o Timão bateu o Peixe por 2 a 0 na Vila e quebrou uma sequência de sete vitórias do mandante no local. O último triunfo da equipe da capital paulista em Santos havia ocorrido em 2014.