Liga dos Campeões

Apenas três dos 10 mais valiosos da Champions já foram campeões

Nenhuma das estrelas que já venceu fez isso mais de uma vez até aqui

14 de setembro de 2021 às 20:00 por | -- comentário(s).


A Liga dos Campeões é conhecida por reunir as maiores estrelas do mundo do futebol. Um bom desempenho na competição pode ser um trampolim para a carreira de um atleta, que vê seu valor de mercado disparar ao fazer ótimas apresentações contra os adversários mais completos que existem.

É de se pensar, então, que boa parte dos jogadores mais caros do mundo na atualidade tenham algum histórico vencedor na Champions League, mas a verdade é que a realidade está distante.

Estamos passando por um processo de entressafra no mundo do futebol. A era Cristiano Ronaldo e Messi vai chegando ao fim e isso começa a abrir espaço para outras estrelas. Algumas já até tentaram tomar o posto da dupla, mas não se mantiveram no topo como português e argentino fizeram por tanto tempo.

Hoje, os jogadores mais caros do mundo são “promessas”, garotos que já conquistaram algumas coisas, mas que ainda não foram capazes de levar seus times ao ponto mais alto que um clube europeu pode chegar.

Tanto é que da lista dos atletas mais valiosos do mundo, apenas três já foram campeões da Liga dos Campeões. São eles: Mohamed Salah (100 milhões de euros) com o Liverpool em 2018/19, Neymar (100 milhões de euros) com o Barcelona 2014/15 e Joshua Kimmich (90 milhões de euros) com o Bayern de Munique em 2019/20.

Vale dizer que Joshua Kimmich é o 11º jogador mais caro do mundo, mas entrou na lista porque Harry Kane, do Tottenham, não disputa (por enquanto) a Liga dos Campeões 2021/22 (o centroavante é o 3º atleta mais valioso da atualidade no futebol).

Os outros sete jogadores nunca conseguiram título da Champions, ainda que tenham alcançado coisas tão boas quanto. Exemplo disso é Kyllian Mbappé, do PSG, campeão da Copa do Mundo com a França em 2018. Avaliado em 160 milhões, ele é o atleta mais bem cotado do planeta e soma uma semifinal e um vice-campeonato da Liga.

Logo atrás dele vem Erling Haaland (130 milhões de euros), do Borussia Dortmund, que dificilmente conseguirá levantar a “orelhuda” nesta temporada. Outro nome de peso é Jadon Sancho (100 milhões de euros), que agora defende o Manchester United. 

Ainda na Inglaterra temos Romelu Lukaku (100 milhões de euros), do Chelsea, Kevin de Bruyne (100 milhões de euros) e Bruno Fernandes (90 milhões de euros), também do Manchester United.

Para fechar a lista, o jovem Frenkie de Jong, meia do Barcelona. Ele se destacou na surpreendente campanha do Ajax na temporada 2018/19, mas ficou pelo caminho na semifinal (por pouco não disputou o título com o Liverpool de Salah).

Os favoritos

Kyllian Mbappé e Kevin de Bruyne são os dois mais cotados a sair da fila nesta temporada, já que PSG e Manchester City despontam como os favoritos ao título. Romelu Lukaku também tem boas chances, afinal, joga no atual campeão. 

Por fora correm Jadon Sancho e Bruno Fernandes, mas o United tem um elenco qualificado e pode ser que consiga chegar longe. Frenkie de Jong e Erling Haaland são bem menos prováveis para esta temporada, mas quem sabe eles não mostram que conseguem carregar seus clubes.