Liga dos Campeões

Liga dos Campeões: 3ª fase dos playoffs começa com gigantes e muitos brasileiros

20 equipes vão em busca de vagas na última eliminatória antes da fase de grupos

2 de agosto de 2021 às 18:56 por | -- comentário(s).


Fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/22 começa em setembro (Reprodução/UEFA)

A elite da temporada europeia está prestes a começar, com os retornos dos campeonatos nacionais já neste segundo fim de semana de agosto. No entanto, a competição mais importante do Velho Continente já está rolando faz tempo e chega a uma fase decisiva nesta semana. Entre terça e quarta-feira (dias 3 e 4) acontecem os jogos de ida da 3ª - e penúltima - fase preliminar da Liga dos Campeões da Europa.

                                        Assista aos jogos ao vivo e palpite nos resultados

20 equipes divididas em 10 confrontos definem os classificados para a rodada final dos playoffs, que completa os potes para o sorteio da fase de grupos, que se inicia em setembro. Clubes grandes e que já foram campeões da Europa entrarão em campo e uma legião de brasileiros tentará levar suas equipes adiante na competição.

Os confrontos

Terça-feira (3)

14h - Sparta Praga x Monaco

14h - Malmö x Rangers

15h - Genk x Shakhtar Donetsk

15h - PSV x Midtjylland

15h - Cluj x Young Boys

16h - Estrela Vermelha x Red Sheriff

16h - Olympiacos x Ludogorets

Quarta-feira (4)

14h - Spartak Moscou x Benfica

15h - Ferencváros x Slavia Praga

15h - Dinamo Zagreb x Legia Varsóvia

Os brasileiros

Com Shakhtar e Benfica na 3ª fase da Liga dos Campeões é claro que muitos brasileiros representarão o país nos jogos da semana. Ao todo, são 36 atletas do Brasil espalhados em 12 equipes.

São elas: Shakhtar Donetsk (12), Benfica (6), Midtjylland (5), Ludogorets, PSV, Red Sheriff, Spartak Moscou (todos com dois), Ferencváros, Genk, Legia Varsóvia, Monaco e Olympiacos (com um cada).

Os destaques

Monaco

O Monaco está tentando voltar à fase de grupos da Champions League depois de dois anos sem jogar a competição. Terceiro colocado na última Ligue 1, o clube do principado tem um time competitivo e que tem tudo para passar do Sparta Praga. Ben Yedder, Volland e Golovin formam um ótimo trio ofensivo e o meio-campo é comandado pelo experiente Cesc Fàbregas.

Vale destacar a presença de Caio Henrique, lateral-esquerdo brasileiro de 23 anos que é titular da equipe e que deve estar em campo nas duas partidas do confronto.

Glasgow Rangers

Faz tempo que não ouvimos Rangers e Champions League na mesma frase, mas ao que tudo indica ouviremos algumas vezes nesta temporada. A equipe que faliu e começou do zero está novamente no topo. No último Campeonato Escocês, a equipe que tem Steven Gerrard no comando técnico encerrou a sequência de nove títulos do rival Celtic.

Agora, quer ir além e voltar à fase de grupos da Champions League depois de 11 anos. Para isso, conta com Ryan Kent e Alfredo Morelos no ataque (este segundo que deve perder a primeira partida). 

PSV

O PSV é um dos maiores clubes desta fase e é bem favorito a avançar diante do Midtjylland. Mas é bom ter bastante atenção, porque os dinamarqueses têm um time interessante que pode dar trabalho.

Denzel Dumfries, da seleção holandesa, e Mario Götze, ex-Borussia Dortmund, são os dois grandes destaques da equipe, mas o plantel é recheado de bons nomes que podem levar o PSV aos grupos com tranquilidade. Mauro Júnior e André Ramalho são os brasileiros que defendem a equipe.

Shakhtar Donetsk

O Shakhtar está sempre na fase de grupos e deve chegar novamente em 2021/22. No entanto, não pode vacilar contra o Genk, da Bélgica, que tem boas armas para acabar com a sequência dos ucranianos e passar para a última fase dos playoffs.

Marlo, Vitão, Ismaily, Dodô, Marcos Antônio, Maycon, Dentinho, Tetê, Pedrinho e Fernando são os brasileiros do Shakhtar. Isso sem falar em Marlos e Júnior Moraes, que hoje defendem a seleção da Ucrânia.

Benfica

Jorge Jesus não conseguiu fazer uma boa temporada com o Benfica em 2020/21 e espera se redimir levando a equipe aos grupos da Champions League. Não será nada fácil, afinal, terá de eliminar o Spartak Moscou.

Carlos Vinícius e Éverton comandam o ataque das Águias, que ainda conta com Lucas Veríssimo, Gilberto, Rodrigo Pinha, Gabriel e Helton Leite no grupo de brasileiros que estão no time português.