Olimpíadas

Do sonho à realidade: relembre quais foram os Ouros conquistados pelo Brasil nas últimas olimpíadas

Com a maior delegação da história, País chega à Tóquio com o objetivo de quebrar o recorde de medalhas, alcançado em 2016, com 19 pódios

20 de julho de 2021 às 20:55 por | -- comentário(s).


Rio 2016: Rafaela se torna a primeira judoca brasileira campeã olímpica e mundial (Roberto Castro/ Fotos Públicas) 

"Senhores e senhoras passageiros, dentro de instantes iniciaremos o processo de aterrissagem desta aeronave rumo à pista do Aeroporto Internacional de Tóquio". Com mais de 300 atletas, a delegação brasileira que estará na capital japonesa para a disputa da Olimpíada será a maior da história do país em Jogos Olímpicos disputados no exterior. 

Das 50 modalidades presentes na edição Tóquio-2020, o Time do Brasil terá representantes em 35, o que totaliza uma participação de 70%. Agora, se essa maior onipresença representa mais chances de pódio para os brasileiros, isso somente os jogos vão "dizer". 

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o time brasileiro alcançou sua melhor marca de medalhas na história. Ao fim da Olimpíada, a delegação brasileira somou 19 medalhas: 7 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze e terminou a sua melhor participação em Olimpíadas na 13ª posição no quadro de medalhas.

Relembre agora quais foram os brasileiros que conquistaram o lugar mais alto do pódio na Rio 2016! 

1 - Rafaela Silva 

Destaque do judô brasileiro, a carioca nascida na Favela de Deus, que tinha à época 24 anos, conquistou o primeiro ouro do Brasil na Olimpíada do Rio. Rafaela foi campeã na categoria Peso-Leve, de até 57kg, ao derrotar Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, e se tornou a primeira judoca brasileira campeã olímpica e mundial. 

2 - Thiago Braz 

Aos 22 anos, Thiago Braz venceu na final do salto com vara o francês Renaud Lavillenie, campeão olímpico em Londres e recordista mundial, e conquistou o lugar mais alto do pódio na Rio 2016. De quebra, o jovem, de Marília, no interior de São Paulo, ainda estabeleceu novo recorde olímpico: 6,03 metros.

3 - Robson Conceição 

O Brasil também fez bonito no boxe. Foi das mãos de Robson Conceição, da categoria Peso-Ligeiro, de até 60kg, que saiu a primeira medalha de ouro brasileira na história do esporte - depois do baiano vencer o francês Sofiane Oumiha. 

4. Martine Grael e Kahena Kunze

Consideradas as melhores velejadoras do mundo em 2014 pela Federação Internacional de Vela, as brasileiras ganharam ouro em 2016 na classe 49er FX da vela. O ouro veio na regata final, disputada na Baía de Guanabara. 

5. Bruno Schmidt e Alison Cerutti

O ouro veio também no vôlei de praia masculino. Com o placar de 2 a 0, parciais de 21/19 e 21/17, e sob forte chuva, o capixaba e o brasiliense, respectivamente, garantiram a medalha de ouro nas areias de Copacabana - 12 anos após Emanuel e Ricardo serem campeões em Atenas 2004

6. Futebol Masculino

O tão sonhado primeiro ouro olímpico no futebol veio da marca do pênalti. A responsabilidade era toda de Neymar, que deu distância da bola, respirou fundo, bateu e viu as redes balançarem, se ajoelhando e indo às lágrimas imediatamente. Pela primeira vez na história, o Brasil conquistava o topo da modalidade ao vencer a Alemanha por 5 a 4 nos pênaltis, depois de um empate por  por 1 a 1 no tempo regulamentar. 

7. Vôlei Masculino 

Depois de dominar os italianos do começo ao fim e fechar o jogo com parciais de 25 a 22, 28 a 26 e 26 a 24, o Brasil conquistou o seu terceiro título olímpico na modalidade. A seleção de Bernardinho venceu a Itália com facilidade surpreendente na final, com destaque à grande atuação do oposto Wallace.